Manchas no rosto depois do vômito ➜ 【setembro 2019】

Manchas no rosto depois do vômito

Manchas no rosto depois do vômito

Manchas no rosto depois do vômito

Os capilares são pequenos vasos sanguíneos que ligam as arteríolas (pequenas artérias) com as vénulas (pequenas veias). Vejamos alguns motivos relacionados aos capilares sanguíneos, capazes de levar uma pessoa a apresentar manchas no rosto após o vômito.

Manchas no rosto depois do vômito

Quando estes capilares são submetidos a uma pressão intensa, o sangue pode sair deles na pele ou na membrana mucosa. O sangue filtrado aparece como pequenas manchas tifoide de aproximadamente 3 mm de diâmetro na pele. Essas manchas são chamadas de petéquias. Estas manchas petéquias tifoide, geralmente aparecem em cachos. Normalmente são inofensivas. As petéquias são inicialmente de cor vermelha e, em seguida, tornam-se azuis ou roxas à medida que envelhecem. Tendem a desaparecer em poucos dias.
As petéquias podem resultar de uma variedade de motivos. Estes incluem:
Esforço prolongado
Certos medicamentos
Algumas doenças infecciosas
Condições médicas
Velhice
O alongamento prolongado pode levar à capilares, eczemas depois de atividades como chorar profusamente, tosse excessiva ou depois de um intenso ataque de vômitos. Pressão excessiva devido ao constipação grave, levantamento de peso ou o parto também pode dar lugar a petéquias.
Embora as petéquias possam ocorrer em qualquer parte do corpo, são mais comuns na face, o pescoço e no peito. Também são comuns nas pernas, nos pés e nos tornozelos.
As petéquias que aparecem no rosto depois do vômito podem produzir uma aparência manchada.
Ocorrem devido ao aumento da pressão intra-torácica e intra-abdominal durante o vômito, ou por um movimento inverso do estômago associado com o vômito, mas que não resulta realmente em vômito.

Este esforço, pode prejudicar o fluxo do sangue que retorna das regiões da cabeça e pescoço, o coração, por sua vez, aumenta a pressão nos capilares e o sangue escapa deles.

Medicamentos

Sabe-se que alguns medicamentos, como a aspirina, a carbamazepina, a atropina, a cimetidina, o naproxeno, a morfina, a penicilina e a indometacina produzem hemorragias petequiais quando utilizados por períodos prolongados de tempo. Os medicamentos de quimioterapia também podem causar este sintoma. Os pacientes com estes medicamentos devem ser avisados sobre este efeito secundário antes de iniciar o tratamento.

Doenças infecciosas

Muitos tipos de doenças bacterianas, fúngicas e virais também podem produzir petéquias, tanto na pele como na superfície interna da boca ou dos olhos. As infecções, que podem resultar em petéquias incluem infecção por citomegalovírus, endocardite, meningococemia, mononucleose, febre, escarlatina, febre hemorrágica viral, sepse e infecções estreptocócicas.

Condições médicas

Algumas condições médicas, como a leucemia e doenças auto-imunes também podem conduzir a petéquias na pele e nas membranas mucosas. Estes pontos são comuns em pessoas que sofrem de uma deficiência de vitamina K ou escorbuto infantil.

Velhice

As hemorragias petequiais são frequentemente observadas na população de idosos, já que os vasos sanguíneos se tornam frágeis com a idade. Não podem suportar a pressão excessiva e tendem a sangrar facilmente.

Vômitos como causa de sangramento petequial

Como mencionado anteriormente, um vômito intenso é uma das causas mais comuns de petéquias no rosto e no pescoço. Isso é causado pela ruptura dos capilares devido ao aumento da pressão intra-torácica e intra-abdominal.
Algumas das razões por trás de vômitos recorrentes incluem intoxicação alimentar, gastrite aguda, úlceras gastrointestinais e bulimia.
Em alguns casos, o vômito intenso pode ser um sintoma de uma condição patológica grave. Pode ser indicativo de meningite, tumores cerebrais ou uma obstrução intestinal. Pode ser observado em casos de apendicite aguda ou em pacientes que tenham sofrido uma lesão na cabeça.
Frequentes vômitos durante a gravidez pode levar a uma condição chamada hiperemesis gravídica. O vômito recorrente associada com esta condição pode causar desequilíbrios de fluidos e minerais na mulher grávida, colocando em risco tanto a sua vida como a do feto.
Nos alcoólicos também se observam episódios recorrentes e intensos de vômito. Estes ataques podem resultar em uma lesão na membrana mucosa do esôfago, uma condição conhecida como síndrome de Mallory-Weiss.